Mineração de Dados Educacionais: Um Estudo Sobre Indicadores da Educação em Bases de Dados do INEP

Autores

  • Rafaella Leandra Souza do Nascimento Universidade de Pernambuco (UPE) – PE
  • Geraldo Gomes da Cruz Junior Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – PE Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI- TICs) – PE
  • Roberta Andrade de Araújo Fagundes Universidade de Pernambuco (UPE) – PE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.85989

Palavras-chave:

Indicadores Educacionais, MDE, Regressão, Correlação.

Resumo

A Mineração de Dados Educacionais possibilita o conhecimento de fatores que melhorem a proposta educacional, além de prever o desempenho dos alunos e de fatores que influenciam o aprendizado. Através dessas características, esse trabalho utiliza bases de dados educacionais fornecidas pelo INEP e aplica técnicas de mineração de dados com a finalidade de melhor explicar indicadores como a evasão e reprovação escolar no ensino fundamental. Após análises correlacionais das variáveis, modelos de regressões linear e robusta foram desenvolvidos afim de comparar o desempenho e fornecer um modelo que minimize o erro de previsão. Os modelos foram avaliados pelo erro médio absoluto, além de desvio padrão e gráficos. Os resultados indicam que a regressão robusta obteve melhores resultados na estimação das variáveis elencadas nesse estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

LEANDRA SOUZA DO NASCIMENTO, R.; GOMES DA CRUZ JUNIOR, G.; ANDRADE DE ARAÚJO FAGUNDES, R. Mineração de Dados Educacionais: Um Estudo Sobre Indicadores da Educação em Bases de Dados do INEP. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85989. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85989. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Mineração de dados