A Robótica Educativa no Ensino de Lógica de Programação: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Francisco Euder dos Santos PPGIE/UFRGS, IFRO
  • Dauster Souza Pereira PPGIE/UFRGS, IFRO
  • Juliana Martins Godin CEFET-MG
  • José Valdeni De Lima PPGIE/UFRGS
  • Milton Antônio Zaro PPGIE/UFRGS
  • Alberto Bastos do Canto Filho PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.85907

Palavras-chave:

Robótica Educativa. Lógica de Programação. Educação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) dos trabalhos relacionados à utilização da Robótica Educativa no processo ensino-aprendizagem da disciplina Lógica de Programação no Brasil, publicados em artigos, dissertações e teses, entre 2013 e 2017. Para que a RSL fosse realizada, definiu-se algumas questões norteadoras e, aplicou-se critérios de inclusão e exclusão, com o propósito de selecionar, extrair e apresentar informações dos trabalhos. Os resultados obtidos mostraram como a Robótica Educacional vem sendo conduzida no ensino médio, quais são os softwares e os kits educacionais utilizados na programação dos robôs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

EUDER DOS SANTOS, F.; SOUZA PEREIRA, D.; MARTINS GODIN, J.; VALDENI DE LIMA, J.; ANTÔNIO ZARO, M.; BASTOS DO CANTO FILHO, A. A Robótica Educativa no Ensino de Lógica de Programação: uma revisão sistemática da literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85907. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85907. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Robótica Educacional