iTimeline: Uma Abordagem Visual das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Baseada no Modelo 3C de Colaboração

Autores

  • Francisco Soares de Sousa Neto PPGI – IComp – UFAM
  • Euler Vieira da Silva IFAM Campus Maués

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.85904

Palavras-chave:

Data Visualization, Linha do Tempo, AVA, Modelo 3C.

Resumo

As técnicas de Data Visualization (Dataviz) tem se destacado em diversos contextos de pesquisa, como por exemplo na Educação a Distância (EaD), no qual o Dataviz pode ser utilizado para auxiliar professores e alunos. Sendo assim, este artigo apresenta a ferramenta iTimeline (Linha do Tempo Interativa), uma ferramenta cujo objetivo é auxiliar professores que utilizam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), fornecendo a eles um modelo visual que utiliza técnicas de Dataviz para traçar uma linha do tempo das interações dos alunos que ocorrem nos fóruns educacionais dos AVAs, auxiliando os professores na identificação e no acompanhamento das interações sociais. Neste artigo é apresentado a relação da iTimeline com o Modelo 3C de Colaboração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

SOARES DE SOUSA NETO, F.; VIEIRA DA SILVA, E. iTimeline: Uma Abordagem Visual das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Baseada no Modelo 3C de Colaboração. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85904. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85904. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem