AVALIAÇÃO DE UM CHATBOT NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM METIS

Autores

  • Ivana Lima Lucchesi PPGIE/UFRGS
  • Anita Raquel da Silva UFRGS, IFRS
  • Cristiane Abreu
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.85903

Palavras-chave:

chatbots, agentes conversacionais, base de conhecimento.

Resumo

Este artigo relata o experimento de uso do chatbot Metis como apoio às atividades de educação a distância. Apresenta-se relatos sobre o desenvolvimento de chatbot educacional Metis (Mediadora de Educação em Tecnologia Informática e Socializadora) e sobre a estratégia pedagógica de alimentação da base de conhecimento do chatbot, com a participação dos alunos. Descreve-se a avaliação do chatbot sob um viés pedagógico que envolveu a análise das interações e a construção de cinco categorias, construídas a partir de questionário on line. Os resultados mostraram que mesmo em fase inicial de implementação, a agente Metis alcançou resultados satisfatórios quanto à eficiência de diálogo e influência no engajamento dos alunos, na turma investigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

LIMA LUCCHESI, I.; RAQUEL DA SILVA, A.; ABREU, C.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L. AVALIAÇÃO DE UM CHATBOT NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM METIS. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85903. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85903. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Educação a distância