Vídeos do YouTube: uma análise composicional

Autores

  • Cíntia Moralles Camillo PPGTER, UFSM
  • Liziany Muller Medeiros CCR, UFSM
  • Juliane Paprosqui Marchi da Silva PROGRAD, UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.85901

Palavras-chave:

vídeos educacionais, educação rural, graduação, TICs, tecnologias.

Resumo

O escopo desta pesquisa é identificar os recursos semióticos empregados nos vídeos que abordam conceitos sobre a Educação do Campo no canal YouTube, por meio de uma análise composicional. Foram mapeados cinco canais mais acessados sobre a temática voltado ao público brasileiro e selecionado um vídeo popular de cada canal para a análise. No que tange a Educação do Campo os vídeos se mostram elucidativos, criativos e interativos; além de proporcionarem informações reais do que é a Educação do Campo, seus conceitos e desafios. Vindo a contemplar educadores e educandos sobre o verdadeiro sentido de troca de saberes.

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Publicado

2018-07-21

Como Citar

MORALLES CAMILLO, Cíntia; MULLER MEDEIROS, Liziany; PAPROSQUI MARCHI DA SILVA, Juliane. Vídeos do YouTube: uma análise composicional. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85901. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85901. Acesso em: 11 jul. 2025.

Edição

Seção

Vídeo educacional