Desenvolvimento de uma proposta computacional para o gerenciamento do Conselho de Classe

Autores

  • Hélio Toshio Kamakawa IFPR
  • Luiz Fernando Braga Lopes Institutos Lactec
  • Angela Fontana Marques IFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.85899

Palavras-chave:

Conselho de Classe. Educação. Software.

Resumo

O Conselho de Classe é fundamental para avaliar os processos de ensino e aprendizagem, porém, geralmente apresenta problemas de organização e é realizado de modo burocrático. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um software para auxiliar nos procedimentos do Conselho de Classe. Para isto, foi utilizada a metodologia de desenvolvimento que compreende tanto aspectos técnicos quanto pedagógicos. Entre os benefícios desenvolvidos estão: a identificação dos alunos por meio de fotos, ensalamento (posição dos alunos na sala), a definição das dificuldades de aprendizagens mais recorrentes e a apresentação do desempenho dos estudantes durante a reunião do Conselho de Classe de fácil entendimento que auxilie nas tomadas de decisões. A utilização do software permite que os procedimentos do Conselho de Classe sejam padronizados, observados e aperfeiçoados. As informações geradas podem ser utilizadas para incentivar as discussões com objetividade e assim, gerar decisões fundamentadas por meio de registros permanentes no sistema.

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Publicado

2018-07-21

Como Citar

TOSHIO KAMAKAWA, H.; FERNANDO BRAGA LOPES, L.; FONTANA MARQUES, A. Desenvolvimento de uma proposta computacional para o gerenciamento do Conselho de Classe. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85899. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85899. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação