Atividades de Ensino no Moodle: Implicações da Fluência Tecnológica Digital do Professor
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.75162Palavras-chave:
fluência tecnológica digital, atividades de ensino, professorResumo
O presente trabalho integra uma pesquisa de doutorado em andamento eobjetiva analisar a fluência tecnológica digital do professor na elaboração e
implementação de atividades de ensino no Moodle. A pesquisa constituiu-se em um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevistas com professores e análise de disciplinas em ambientes virtuais de sete cursos de graduação a distância da UAB/UFSM. A análise amparou-se nos princípios da FTD: habilidades contemporâneas, conceitos fundamentais e capacidades intelectuais. Como resultado parcial foi possível verificar que a restrita diversidade de atividades de ensino implementadas nas disciplinas possui relação direta com a fluência tecnológica digital do professor.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-07-28
Como Citar
DA ROCHA SCHNEIDER, D.; ROBERTO KIELING FRANCO, S.; EDUARDO DOS SANTOS SABRITO, C. Atividades de Ensino no Moodle: Implicações da Fluência Tecnológica Digital do Professor. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75162. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75162. Acesso em: 5 jun. 2023.
Edição
Seção
Educação a distância
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).