A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO A DISTÂNCIA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFOP NA GESTÃO PÚBLICA

Helton Cristian de Paula, Mirian Assumpção e Lima, Luciano Batista de Oliveira, Lelis Maia de Brito

Resumo


Este artigo identifica se a participação dos alunos no curso de Administração Pública da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está
associada a alterações na participação destes nos municípios onde residem e nos órgãos públicos que atuam. A inferência de que a informação e a reflexão sobre a gestão pública são fatores que estão associados a alterações na participação enquanto cidadão e servidor público foi feita a partir dos trabalhos de Dubet (1994) no campo da sociologia da ação. Decidiu-se por examinar atuação dos alunos a partir de dois aspectos: (a) influência via participação popular para residentes e (b) influência via desempenho na gestão para servidores. O curso a distância de Administração Pública da UFOP tem buscado consolidar não só as práticas gerenciais, mas principalmente, gerar uma base de atividades acadêmicas que atue no desenvolvimento de novos conteúdos e investigação. A pesquisa de campo corroborou o que Dubet (1994) propôs em seus trabalhos. Parte significativa dos alunos afirmou que o conteúdo das disciplinas tem permitido a eles participarem de ações enquanto cidadãos e servidores públicos.

Palavras-chave


Administração Pública, Participação popular e Sociologia da ação.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75158

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916