A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO A DISTÂNCIA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFOP NA GESTÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.75158Palavras-chave:
Administração Pública, Participação popular e Sociologia da ação.Resumo
Este artigo identifica se a participação dos alunos no curso de Administração Pública da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) estáassociada a alterações na participação destes nos municípios onde residem e nos órgãos públicos que atuam. A inferência de que a informação e a reflexão sobre a gestão pública são fatores que estão associados a alterações na participação enquanto cidadão e servidor público foi feita a partir dos trabalhos de Dubet (1994) no campo da sociologia da ação. Decidiu-se por examinar atuação dos alunos a partir de dois aspectos: (a) influência via participação popular para residentes e (b) influência via desempenho na gestão para servidores. O curso a distância de Administração Pública da UFOP tem buscado consolidar não só as práticas gerenciais, mas principalmente, gerar uma base de atividades acadêmicas que atue no desenvolvimento de novos conteúdos e investigação. A pesquisa de campo corroborou o que Dubet (1994) propôs em seus trabalhos. Parte significativa dos alunos afirmou que o conteúdo das disciplinas tem permitido a eles participarem de ações enquanto cidadãos e servidores públicos.
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Publicado
2017-07-28
Como Citar
CRISTIAN DE PAULA, H.; ASSUMPÇÃO E LIMA, M.; BATISTA DE OLIVEIRA, L.; MAIA DE BRITO, L. A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO A DISTÂNCIA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFOP NA GESTÃO PÚBLICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75158. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75158. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Educação a distância
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