Avaliação de usabilidade e de experiência de jogo digital educacional: uma experiência com o SUSCity.

Autores

  • Ivana Lima PPGIE | UFRGS
  • Denise Bueno Faculdade de Farmácia
  • Gabriela Trindade Perry Departamento de Design e Expressão Gráfica | UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.75157

Palavras-chave:

Avaliação de jogos educacionais, Usabilidade de Jogos educacionais, Jogo digital educacional, Experiência de fluxo.

Resumo

Neste artigo relata-se a avaliação do jogo digital educacional SUSCity, elaborada como material de apoio para a disciplina de Saúde Coletiva e Bioética, do curso de Farmácia da UFRGS. Esta avaliação foi realizada na metade do semestre letivo de 2016/02, por 46 estudantes do primeiro semestre. Antes de utilizar o jogo, os estudantes haviam tido uma aula presencial sobre o assunto do jogo. A avaliação foi feita sob a forma de questionários, aplicados após o uso do jogo, e focou dois aspectos: objetivos e de experiência (de fluxo). Os resultados evidenciaram que os estudantes não atingiram o estado de fluxo durante o jogo. Uma avaliação de consistência indica que os dados do questionário sobre aspectos objetivos não possuem confiabilidade, e portanto não podem ser usados para concluir sobre o jogo.

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Publicado

2017-07-28

Como Citar

LIMA, I.; BUENO, D.; TRINDADE PERRY, G. Avaliação de usabilidade e de experiência de jogo digital educacional: uma experiência com o SUSCity. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75157. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75157. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Jogos educacionais