CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE GAMES

Rafael Marimon Boucinha, Christian Puhlmann Brackmann, Dante Augusto Couto Barone, Ana Casali

Resumo


O presente artigo apresenta uma proposta metodológica para construção do
Pensamento Computacional através do desenvolvimento de games. Considerando que no Brasil o Pensamento Computacional não está inserido como disciplina na Educação Básica, a prática pedagógica foi desenvolvida através de um curso ofertado como atividade extraclasse, destinado a estudantes do Ensino Fundamental. Para verificar a eficiência do método de ensino-aprendizagem, os alunos foram avaliados com o Teste de Pensamento Computacional, antes e após o término do curso. Comparando os resultados obtidos observa-se que houve um incremento do Pensamento Computacional dos participantes da pesquisa, sendo este resultado estatisticamente significativo.

Palavras-chave


Pensamento Computacional. Avaliação. Metodologia de Ensino

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75146

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

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