Combinando Técnicas de Teste com Usuário e Julgamento de Especialistas na Avaliação de um Exergame para Estimulação das Funções Executivas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.75145Palavras-chave:
Exergame, objetos de aprendizagem, informática na educação, funções executivas, jogabilidade,Resumo
O presente artigo apresenta o Exergame "As Incríveis Aventuras deApollo e Rosetta no Espaço", focado na estimulação do desenvolvimento
cognitivo infantil no contexto das funções executivas, mais especificamente do controle inibitório, para as crianças do Ensino Fundamental I. O artigo
também aborda o processo de avaliação prévia do jogo desenvolvido, antes de sua utilização no ambiente escolar. O processo de avaliação foi realizado em etapas distintas, por meio da combinação de duas técnicas: uma etapa foi julgada por especialistas em neuropsicologia e outra conduzida com um
usuário de mesma idade das crianças que participarão da intervenção futura.
Assim, este estudo avaliou e promoveu ajustes no Exergame, orientado pelos dados obtidos durante o período de validação.
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Publicado
2017-07-28
Como Citar
BATISTA MOSSMANN, J.; BERNI REATEGUI, E.; NICE FERREIRA BARBOSA, D.; DE OLIVEIRA CARDOSO, C.; PAZ FONSECA, R.; BENITES DE CERQUEIRA, B.; CERVI COLLING, A. Combinando Técnicas de Teste com Usuário e Julgamento de Especialistas na Avaliação de um Exergame para Estimulação das Funções Executivas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75145. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75145. Acesso em: 28 maio. 2023.
Edição
Seção
Tecnologia na educação especial
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