E-learning na formação contínua de magistrados: análise de modelos de suporte utilizados no contexto da Rede Ibero-Americana das Escolas Judiciais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.75142Palavras-chave:
Blended-learning, educação a distância, formação profissional, magistrados.Resumo
Estando conscientes da importância do e-learning no seio das atuais estruturas formativas e contextos profissionais, ambiciona-se com este estudo contribuir para a modernização das práticas formativas implementadas ao nível da formação contínua dos magistrados, através de uma análise dos modelos pedagógicos de formação a distância adotados pelos países pertencentes à Rede Ibero-Americana das Escolas Judiciais. Esta investigação assumiu os seguintes objetivos: i) identificar práticas de formação a distância e/ou em blendedlearning; ii) efetuar um levantamento dos principais guidelines existentes ao nível da planificação, conceção e avaliação de ações de formação em regime a distância e/ou em blended-learning; e iii) analisar os modelos pedagógicos adoptados a este nível. Este artigo centra-se na análise dos resultados inerentes ao contexto internacional, mais concretamente dos modelos de suporte utilizados no âmbito da formação a distância com vista ao desenvolvimento de um ‘state of the art’, tendo como propósito a implementação de um modelo pedagógico de formação a distância. Os documentos recolhidos constituíram um corpus de dados concetual que nos permitiu constatar que existe um esforço estabelecido para a implementação de dispositivos de formação a distância na atividade formativa proporcionada aos magistrados em serviço.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-07-28
Como Citar
CALDEIRA, J.; PEDRO, N. E-learning na formação contínua de magistrados: análise de modelos de suporte utilizados no contexto da Rede Ibero-Americana das Escolas Judiciais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75142. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75142. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Educação a distância
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).