E-learning na formação contínua de magistrados: análise de modelos de suporte utilizados no contexto da Rede Ibero-Americana das Escolas Judiciais

Autores

  • Joana Caldeira Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Neuza Pedro Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.75142

Palavras-chave:

Blended-learning, educação a distância, formação profissional, magistrados.

Resumo

Estando conscientes da importância do e-learning no seio das atuais estruturas formativas e contextos profissionais, ambiciona-se com este estudo contribuir para a modernização das práticas formativas implementadas ao nível da formação contínua dos magistrados, através de uma análise dos modelos pedagógicos de formação a distância adotados pelos países pertencentes à Rede Ibero-Americana das Escolas Judiciais. Esta investigação assumiu os seguintes objetivos: i) identificar práticas de formação a distância e/ou em blendedlearning; ii) efetuar um levantamento dos principais guidelines existentes ao nível da planificação, conceção e avaliação de ações de formação em regime a distância e/ou em blended-learning; e iii) analisar os modelos pedagógicos adoptados a este nível. Este artigo centra-se na análise dos resultados inerentes ao contexto internacional, mais concretamente dos modelos de suporte utilizados no âmbito da formação a distância com vista ao desenvolvimento de um ‘state of the art’, tendo como propósito a implementação de um modelo pedagógico de formação a distância. Os documentos recolhidos constituíram um corpus de dados concetual que nos permitiu constatar que existe um esforço estabelecido para a implementação de dispositivos de formação a distância na atividade formativa proporcionada aos magistrados em serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

CALDEIRA, J.; PEDRO, N. E-learning na formação contínua de magistrados: análise de modelos de suporte utilizados no contexto da Rede Ibero-Americana das Escolas Judiciais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75142. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75142. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação a distância