Concepção, Implementação e Avaliação de um Agente Conversacional com Suporte à Aprendizagem Ubíqua

Autores

  • Leo Natan Paschoal ICMC – USP
  • Patricia M. Mozzaquatro Chicon NEAD – UNICRUZ
  • Gilse Antoninha Morgental Falkembach CINTED – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.75121

Palavras-chave:

Agentes Inteligentes. Aprendizagem Ubíqua. Computação Ciente de Contexto.

Resumo

A ampla incorporação das tecnologias digitais na sociedade vem fazendo as
ferramentas instrucionais adquirirem novos recursos, com a finalidade de atender as reais necessidades de seus utilizadores. Essa premissa é refletida nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que vêm recebendo constantes atualizações, em direção aos sistemas ubíquos. Nessa perspectiva, a presente pesquisa se insere com o intuito de apresentar a concepção, implementação e avaliação de um agente conversacional, integrado ao Moodle, que auxilia estudantes de Engenharia de Software. Para tanto, o agente, denominado Ubibot, adapta suas mensagens de auxílio, considerando o contexto do estudante, a fim de oferecer acesso propício à aprendizagem ubíqua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

NATAN PASCHOAL, L.; M. MOZZAQUATRO CHICON, P.; ANTONINHA MORGENTAL FALKEMBACH, G. Concepção, Implementação e Avaliação de um Agente Conversacional com Suporte à Aprendizagem Ubíqua. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75121. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75121. Acesso em: 28 mar. 2024.