Percepções sobre os jogos de simulação de voo na formação de pilotos privados de avião
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.75108Palavras-chave:
Jogos de simulação, aprendizagem, formação profissional, aviação.Resumo
Ao considerar o potencial dos jogos de simulação tanto para entreter comoensinar, o objetivo deste estudo é avaliar as percepções de estudantes do curso de Piloto Privado de Avião (PPA) sobre a prática de jogos de simulação de voo na formação do profissional. A pesquisa baseia-se em revisão de literatura, na aplicação de questionários online e presencial a alunos e em entrevistas com instrutores do curso de PPA do Aeroclube de São Paulo. Como principais resultados, os estudantes indicaram vantagens ao jogar em simuladores quanto ao entendimento sobre mecânicas e controles de voo, e funções básicas da aeronave. Limitações também foram observadas sobretudo relativas à falta de imersão, o que impossibilita simular efeitos físicos e de feedback da aeronave no corpo do piloto.
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Publicado
2017-07-28
Como Citar
DE ALMEIDA, L.; CORREA, C. Percepções sobre os jogos de simulação de voo na formação de pilotos privados de avião. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75108. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75108. Acesso em: 1 dez. 2023.
Edição
Seção
Jogos educacionais
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