O ensino de Sociologia com o PBworks: Do espaço de trabalho ao protagonismo dos estudantes no aprendizado
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.67378Palavras-chave:
ciberespaço, pbworks, sociologiaResumo
Neste texto é apresentada a experiência da criação de um espaço de trabalho para a disciplina de Sociologia no PBworks como complemento às aulas presenciais, numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Inicialmente o professor estagiário criou o espaço para a disciplina e posteriormente solicitou que cada grupo de estudantes desenvolvesse seu próprio espaço, com suas pesquisas, textos, e postasse o link no espaço da disciplina. O principal objetivo foi apresentar o PBworks e proporcionar aos estudantes a oportunidade de trabalhar de forma colaborativa, tornando-os protagonistas de sua própria aprendizagem. A pesquisa consistiu em quatro etapas: apresentação do espaço criado para a disciplina pelo professor estagiário e o cadastro e familiarização dos estudantes no mesmo; o desenvolvimento das pesquisas e dos espaços dos estudantes; a avaliação do uso do PBworks pelos estudantes, professor estagiário e professora regente; e finalmente, a escrita do relatório sobre a pesquisa que deu origem a este artigo. O resultado dessa experiência foi bastante positivo, já que, a partir da avaliação dos envolvidos na pesquisa, foi decidido que o espaço de trabalho seria adotado de forma permanente como ferramenta complementar às aulas de Sociologia daquela instituição.Downloads
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Publicado
2016-07-26
Como Citar
OLIVEIRA SILVEIRA, P. O ensino de Sociologia com o PBworks: Do espaço de trabalho ao protagonismo dos estudantes no aprendizado. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67378. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67378. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
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