A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE SUAS COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.67370Palavras-chave:
Tecnologia da informação e comunicação, ensino superior, professor formador.Resumo
A inserção das tecnologias da informação e comunicação – TIC no Ensino Superior vem sendo apontada como uma certeza na prática docente de professores. É pouco, no entanto, o que se sabe sobre como tal inserção vem ocorrendo e como o formador percebe as competências necessárias para seu uso e apropriação no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo relata os resultados da investigação realizada com professores do Ensino Superior da Universidade do Minho – Portugal em que se perscrutou a percepção do professor acerca de suas competências em TIC, motivações e potencialidades que o mobilizam para esta inserção. A pesquisa mista (qualitativa e quantitativo) fez uso da técnica de questionário e da análise categorial para a análise dos registros. Os resultados se estruturam apresentando um professor que acredita na inserção curricular das TIC e em suas potencialidades, mas a introdução em sua prática se faz presente de forma operacional denotando a carência de competências didático- pedagógicas na integração das TIC.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-26
Como Citar
REJANE NIEDERSBERG SCHUHMACHER, V.; SCHUHMACHER, E.; RAQUEL M. OLIVEIRA, L.; PEREIRA COUTINHO, C. A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE SUAS COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67370. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67370. Acesso em: 27 abr. 2025.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).