Identificação dos Tipos de Jogadores para a Gamificação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem

Autores

  • Thiago Henrique Flores Departamento de Ciência da Computação - PPGCA e PPGECMT Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Joinville, SC - Brasil
  • Ana Carolina Tomé Klock Departamento de Ciência da Computação - PPGCA e PPGECMT Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Joinville, SC - Brasil
  • Isabela Gasparini Departamento de Ciência da Computação - PPGCA e PPGECMT Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Joinville, SC - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67366

Palavras-chave:

Tipos de Jogadores, Gamificação, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

A indústria dos jogos vem crescendo e, a partir disso, diferentes formas de aplicações dos mesmos nos meios educacionais e empresariais vêm sendo utilizadas. A gamificação surgiu nas indústrias das mídias digitais, podendo ser definida como o uso de elementos de jogos em contextos não relacionados com jogos, utilizando o processo e a mecânica do jogo para envolver os usuários e resolver problemas. Na gamificação, os usuários podem ser classificados de diversas formas e, entre elas, pelo seu tipo de jogador, que é uma das formas que os jogos utilizam para classificar e entender as preferências dos usuários. Este artigo tem o objetivo de identificar os tipos de jogadores e monitorar a interação do aluno em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, como intuito de analisar quais elementos dos jogos mais engajam cada aluno no processo de ensino- aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

HENRIQUE FLORES, T.; CAROLINA TOMÉ KLOCK, A.; GASPARINI, I. Identificação dos Tipos de Jogadores para a Gamificação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67366. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67366. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC