Práticas de Ensino e Uso das Tecnologias no Atendimento Educacional Especializado: enfoque nas salas de recursos multifuncionais

Autores

  • Mozanilde Santos Nunes Cabral PGCult - UFMA
  • João Batista Bottentuit Junior PGCult – PPGEEB - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67356

Palavras-chave:

Salas de Recursos Multifuncionais. Atendimento Educacional Especializado. Tecnologias de Informação e Comunicação. Tecnologias Digitais.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo conhecer e analisar trabalhos acadêmicos que abordam a questão do uso das TIC como recurso pedagógico no Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado nas Salas de Recursos. Os dados foram coletados em bases de dados eletrônicas e repositórios digitais de acesso aberto. A análise dos resultados foi efetivada a partir do arranjo e identificação de algumas categorias relacionadas aos recursos utilizados, público atendido, percepções docentes sobre os potenciais e benefícios aos alunos, reações dos discentes frente ao uso desses recursos e os desafios que envolvem a adoção dessas práticas. Os resultados demonstram que apesar dos docentes em AEE terem uma visão positiva em relação aos potenciais desses recursos, as práticas ainda são limitadas devido a várias dificuldades enfrentadas pelos mesmos, como a falta de Internet, de apoio técnico, a carência de equipamentos e de manutenção dos mesmos ou ainda, falta de conhecimentos sobre as tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

SANTOS NUNES CABRAL, M.; BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR, J. Práticas de Ensino e Uso das Tecnologias no Atendimento Educacional Especializado: enfoque nas salas de recursos multifuncionais. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67356. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67356. Acesso em: 26 jan. 2023.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC