Colaborações em Pesquisas sobre Educação à Distância: uma Análise de Redes Sociais de Autores
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.67351Keywords:
Educação à Distância, Análise de Redes Sociais, MOOCsAbstract
Muitas pesquisas, inclusive as realizadas na área de Educação à Distância (EaD), são feitas por meio de colaborações entre pesquisadores. Colaborações por meio de co-autoria formam uma rede na qual os nodos representam autores e uma ligação entre eles existe se eles publicaram um trabalho juntos. Tal rede de colaboração é um tipo de rede social estudada e caracterizada pelo método de Análise de Redes Sociais (ARS). O objetivo deste trabalho foi caracterizar a comunidade mundial de pesquisa em EaD utilizando ARS para identificar os pesquisadores mais centrais e importantes desta área. Uma caracterização da rede de colaborações em nível macro e micro foi realizada.Downloads
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Published
2016-07-26
How to Cite
RICHARD GOMES, R.; WERNECK BARBOSA, M. Colaborações em Pesquisas sobre Educação à Distância: uma Análise de Redes Sociais de Autores. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67351. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67351. Acesso em: 27 apr. 2025.
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Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
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