EXPLORANDO A ESPIRAL DE ARQUIMEDES COM SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.67350Keywords:
Espiral de Arquimedes, Investigação Matemática, GeogebraAbstract
Este artigo apresenta análise e discussão de uma investigação realizada com estudantes do Ensino Médio na cidade de Macapá, no Estado do Amapá. Teve como objetivo explorar a construção da Espiral de Arquimedes no ambiente do software Geogebra e desenvolver a atividade de calcular o comprimento e o número de voltas de papel constantes de uma bobina utilizada para armazená-lo. A metodologia utilizada foi a investigação matemática e, para realizá-la, os investigadores planejaram e aplicaram uma sequência de passos orientadores para a resolução, a qual teve como instrumento de apoio o Geogebra. Os resultados da investigação mostraram que os alunos investigados conseguiram modelar uma bobina e calcular o número de voltas de papel que a mesma contém, bem como o seu comprimento. Por sua vez, os depoimentos dos estudantes mostraram que a utilização da metodologia e do software foram incentivadores para a aprendizagem e sugeriram ao professor titular empregá-la em outros conteúdos.Downloads
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Published
2016-07-26
How to Cite
VASCONCELOS DA SILVA, E.; CARLOS PINTO LEIVAS, J.; LOPES DAL RI, M. EXPLORANDO A ESPIRAL DE ARQUIMEDES COM SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67350. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67350. Acesso em: 27 apr. 2025.
Issue
Section
TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
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