Validação de um instrumento de mensuração de autorregulação da aprendizagem em contexto brasileiro usando análise fatorial confirmatória

Authors

  • Rodrigo Lins Rodrigues UFRPE
  • Jorge Luis Cavalcanti Ramos UNIVASF
  • João Carlos Sedraz Silva UNIVASF
  • Alex Sandro Gomes UFPE
  • José Alexandro Viana Fonseca UPE
  • Fernando da Fonseca de Souza UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67337

Keywords:

Autorregulação da Aprendizagem, OSLQ, Análise Fatorial Confirmatória.

Abstract

A escala de autorregulação da aprendizagem Online Self-Regulated Learning Questionnaire (OSLQ), desenvolvida por (Barnard, Lan e To, et al. 2009), é um instrumento para avaliar as características de autorregulação da aprendizagem de estudantes em cursos na modalidade online. O presente estudo visa investigar a aplicabilidade deste instrumento, verificando se o mesmo é válido para mensurar características de autorregulação da aprendizagem nos moldes da educação a distância no Brasil. Foi realizada uma pesquisa com 408 participantes de cursos na modalidade EAD com idade média de 30 anos (DP=18,23). A análise dos dados foi realizada por meio de análise fatorial confirmatória e os resultados indicaram que o modelo de seis fatores mensurado através dos itens do instrumento se ajusta à amostra analisada no Brasil. Considerações acerca da validade interna e da proposta conceitual do instrumento são discutidas neste artigo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-07-26

How to Cite

LINS RODRIGUES, R.; LUIS CAVALCANTI RAMOS, J.; CARLOS SEDRAZ SILVA, J.; SANDRO GOMES, A.; ALEXANDRO VIANA FONSECA, J.; DA FONSECA DE SOUZA, F. Validação de um instrumento de mensuração de autorregulação da aprendizagem em contexto brasileiro usando análise fatorial confirmatória. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67337. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67337. Acesso em: 27 apr. 2025.

Issue

Section

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais