Percepções de tutores de instituições do Rio de Janeiro sobre as competências técnicas

Autores

  • André Tenório Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Elaine dos Santos Lopes Professora da rede municipal de Nova Iguaçu (RJ)
  • Thaís Tenório Pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67334

Palavras-chave:

educação a distância, tutor, competências técnicas, didática.

Resumo

As competências técnicas correspondem a aspectos relacionados à expertise do tutor nos conteúdos do curso em que atua e são úteis ao conduzir o processo de
ensino-aprendizagem. Com o objetivo de identificar o papel dessas competências na atuação a distância, as percepções de dez tutores de cursos superiores do Rio de Janeiro foram colhidas por questionário. Para os pesquisados, a formação acadêmica fora essencial para desenvolver as competências técnicas, mas a experiência profissional permitira aperfeiçoá-las. Independentemente de o tutor atuar em cursos condizentes com sua área acadêmica, a formação pedagógica específica para educação a distância foi descrita como necessária. Os pesquisados consideraram as competências técnicas essenciais para a prática tutorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

TENÓRIO, A.; DOS SANTOS LOPES, E.; TENÓRIO, T. Percepções de tutores de instituições do Rio de Janeiro sobre as competências técnicas. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67334. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67334. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC