Práticas de liderança em contextos online: Um estudo de caso

Autores

  • Isolina Rosa Pereira Oliveira LE@D, Universidade Aberta/ Rua da Escola Polit6cnica, 147, 1259-OO1 Lisboa, Portugal
  • Maria da Conceição Pires Courela LE@D, Universidade Aberta/ Rua da Escola Polit6cnica, 147, 1259-OO1 Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67328

Palavras-chave:

e-liderança, tutoria, comunidade de aprendizagem, rede de prática, liderança distribuída.

Resumo

A presente investigação tem como foco de estudo a comunidade de aprendizagem constituída pela equipa docente (docente e tutores), de uma unidade curricular integrada num curso de profissionalização em serviço de professores, promovido pela Universidade Aberta de Portugal. Os objectivos do estudo são analisar e refletir acerca dos processos conducentes a uma e-liderança distribuída e compreender os processos de articulação desenvolvidos pela equipa docente, no que respeita à avaliação digital dos formandos. Este estudo consiste num estudo de caso intrínseco, centrado sobretudo nas interações entre docente e tutores e entre tutores nos fóruns da referida unidade curricular. Os dados foram recolhidos através da análise dessas interações e dos vários documentos que foram objeto de debate nos fóruns de discussão. Os resultados evidenciam uma prática de e-liderança distribuída, tornando a tutoria on line num empreendimento conjunto, que se reflete numa docência de proximidade aos formandos e no desenvolvimento pessoal e profissional da própria equipa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

ROSA PEREIRA OLIVEIRA, I.; DA CONCEIÇÃO PIRES COURELA, M. Práticas de liderança em contextos online: Um estudo de caso. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67328. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67328. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC