Interface entre Educação, Ambiente e Tecnologia: Articulação na Formação de Professor

Autores

  • Maria de Nazaré dos Remédios Sodré NECAPS/UEPA
  • Neriane Nascimento da Hora NECAPS/UEPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53562

Palavras-chave:

formação inicial, projeto de aprendizagem, software educativo, educação ambiental.

Resumo

Este trabalho consta de uma proposta voltada aos alunos de graduação, buscando interagir com os recursos do cotidiano, como os gibis associados ao uso do computador na educação e a pedagogia de projeto, com ênfase em educação ambiental. Tem como objetivo contribuir na formação de futuros educadores, a partir do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso de recursos pedagógicos. Foram realizados cinco minicursos, efetivando a seleção e leitura de gibis até chegar à fase final com a utilização do software HagáQuê na construção de novas histórias em quadrinhos  (HQ’s).  Os  relatos  dos  alunos  indicam  que  o  projeto  Gibis  exigiu  o manuseio de habilidades e oportunizou a aprendizagem a partir de um tema/problema, que  conduziu  todo  o  percurso  teórico  e  prático  necessário  para  montar  uma  nova história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

DE NAZARÉ DOS REMÉDIOS SODRÉ, M.; NASCIMENTO DA HORA, N. Interface entre Educação, Ambiente e Tecnologia: Articulação na Formação de Professor. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53562. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53562. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Formação docente para o uso de tecnologia