FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Simone de Oliveira de Emer Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS
  • Jocimara de Lima Mauer Faculdade da Serra Gaúcha – FSG
  • Luciana Batecini Faculdade da Serra Gaúcha – FSG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53558

Palavras-chave:

Formação Docente. Tecnologia Assistiva. Deficiência. Inclusão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo promover a formação docente para o uso da Tecnologia Assistiva em alunos com deficiência na educação infantil. Na medida em que as tecnologias digitais vão invadindo o nosso dia a dia, torna-se imprescindível o uso de recursos tecnológicos nos projetos pedagógicos da escola, no qual o professor possa transformar a informação obtida em formação aos seus alunos, oportunizando o acesso à Tecnologia Assistiva e proporcionando a inclusão. Como método de pesquisa, foi utilizada a pesquisa exploratória e quanto ao procedimento, o estudo de caso, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a observação participante e para a interpretação dos dados, foi aplicada a análise de conteúdo. Foi possível observar que os professores têm consciência da importância dos avanços tecnológicos na área da educação, porém, lhes faltam formação e incentivo para a utilização correta desses recursos. Já o uso da tecnologia assistiva, ainda aparece como uma realidade distante de nossas escolas, uma das causas pode ser a falta de preparo para acolhê-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

DE OLIVEIRA DE EMER, S.; DE LIMA MAUER, J.; BATECINI, L. FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53558. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53558. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Formação docente para o uso de tecnologia