Formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: potencialidades e desafios do uso pedagógico das TIC

Autores

  • Karina Oliveira de Freitas PPGTER/UFSM
  • Cláudia Smaniotto Barin PPGTER/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53557

Palavras-chave:

formação de professores, tecnologias da informação e da comunicação, ensino de ciências, histórias em quadrinhos.

Resumo

Este trabalho objetivou verificar o perfil dos estudantes do quarto semestre do Curso de

Licenciatura em Pedagogia (Diurno) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), matriculados na disciplina de Ciências e Educação I, em relação à maneira como estão sendo formados para a utilização pedagógica das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), bem como avaliar a partir do contexto estudado o potencial do gênero História em Quadrinhos (HQ) como recurso de aprendizagem no ensino de ciências. A metodologia foi pautada em uma pesquisa exploratória, de abordagem quali- quantitativa e teve como instrumento de coleta de dados um questionário eletrônico do tipo survey. Os dados demonstraram a predominância de uma abordagem teórica sobre as TIC aplicadas à educação, as quais são tratadas de forma superficial e sem conexão com os demais componentes curriculares. Foi possível traçar um perfil dos estudantes e apontar fragilidades em relação à maneira como estão sendo formados para utilizar as TIC pedagogicamente, além de reconhecer as potencialidades do gênero HQ como recurso de aprendizagem para o ensino de ciências e sugerir aspectos que poderiam ser trabalhados pelo curso de forma mais intensa.

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Publicado

2014-12-28

Como Citar

OLIVEIRA DE FREITAS, K.; SMANIOTTO BARIN, C. Formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: potencialidades e desafios do uso pedagógico das TIC. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53557. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53557. Acesso em: 1 mar. 2024.

Edição

Seção

Formação docente para o uso de tecnologia