Autoria nos Mundos Virtuais: um novo desafio ao docente

Autores

  • Barbara Gorziza Avila PGIE/UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco PGIE/UFRGS
  • Liliana Maria Passerino PGIE/UFRGS
  • Patrícia Guterer CINTED/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53555

Palavras-chave:

Mundos Virtuais, Capacitação docente, Estratégias

Resumo

Recursos como os mundos virtuais têm se mostrado como uma nova tendência para a construção de laboratórios virtuais de aprendizagem. Entretanto, a capacitação docente para o uso de tais ferramentas ainda constitui um desafio, sendo necessária a investigação de estratégias capazes de viabilizar a aproximação docente  a  estes  recursos.  Em  meio  a  este  contexto,  o  presente  artigo  busca apresentar um conjunto de iniciativas que vêm sendo desenvolvidas com vistas à capacitação docente para a autoria sobre mundos virtuais. Nos  primeiros  passos desta  pesquisa,  dois  experimentos envolvendo a autoria em mundos virtuais  foram conduzidos com estudantes de licenciatura, ambos em uma disciplina ministrada a distância. A partir dos resultados obtidos nestes experimentos, foi idealizado um conjunto de estratégias para uma nova proposta de capacitação docente sobre o uso dos mundos virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

GORZIZA AVILA, B.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L.; MARIA PASSERINO, L.; GUTERER, P. Autoria nos Mundos Virtuais: um novo desafio ao docente. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53555. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53555. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Formação docente para o uso de tecnologia