AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE TRADUÇÃO PORTUGUÊS-LIBRAS VISANDO O USO NO ENSINO DE CRIANÇAS SURDAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.53550Palavras-chave:
Acessibilidade, Crianças Surdas e Tecnologias Assistivas.Resumo
No processo pedagógico a utilização de materiais que complementem o trabalho do professor e favoreçam o aprendizado do aluno é fundamental. As tecnologias têm inúmeras possibilidades de aplicações que podem e devem ser exploradas na educação em todos os níveis e para estudantes com diferentes necessidades, como no caso de crianças surdas. Este artigo aborda esta temática, avaliando a acessibilidade linguística em softwares educativos pela inserção de Libras, sua língua natural. Ao mesmo tempo, apresenta e discute as perspectivas desta inserção, ponderando e identificando os atributos necessários para realizar uma tradução efetivamente compreensiva para uma criança.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-28
Como Citar
PAULO COLLING, J.; BOSCARIOLI, C. AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE TRADUÇÃO PORTUGUÊS-LIBRAS VISANDO O USO NO ENSINO DE CRIANÇAS SURDAS. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53550. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53550. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Tecnologia na educação especial
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).