RecArd: Robô baseado na plataforma Arduino como facilitador no processo de ensino-aprendizagem multidisciplinar

João Lucas de Souza Silva, Michelle Melo Cavalcante, Fabiano Amorim Vaz, Jamilson Ramalho Dantas, Esdriane Cabral Viana

Resumo


O presente trabalho tem por finalidade auxiliar e complementar o ensino-aprendizagem de disciplinas nas áreas de computação, eletrônica e mecânica com a utilização de um robô denominado RecArd. Na tentativa de contribuir para uma mudança por meio da viabilização de aulas práticas, utilizou-se a plataforma de prototipagem Arduino e através desta montou-se o robô controlado com um smartphone e com capacidade de desviar de obstáculos. A ferramenta apresentou potencialidades que são consideradas relevantes no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, em áreas multidisciplinares. Com base nos experimentos e resultados, pode-se indicar que o uso da robótica na educação deve ser considerado como modelo reformulador de métodos de ensino.


Palavras-chave


Robótica, Educação, RecArd, Arduino.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.53544

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br