O uso de Coding Dojo no aprendizado colaborativo de programação de computadores.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.53541Palavras-chave:
Coding Dojo, aprendizado colaborativo, resolução de problemas, programação.Resumo
Ensinar e aprender programação de computadores são atividades desafiadoras dos cursos vinculados à informática. Devido às dificuldades enfrentadas por estudantes, evidenciadas por altos índices de repetência e evasão, novas estratégias são necessárias para facilitar seu aprendizado e potencializar suas habilidades. Esse trabalho apresenta resultados parciais de um projeto desenvolvido na UNIPAMPA que é voltado ao apoio à aprendizagem e ao exercício de programação. O projeto propõe uma abordagem baseada em aprendizado colaborativo e na resolução de problemas, utilizando Coding Dojos como fio condutor. Foi observada participação ativa dos alunos dos cursos de informática da instituição e, embora a experiência tenha sido positiva para a maioria dos estudantes, o fator de exposição revelou-se um complicador a ser endereçado.
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