O uso de Coding Dojo no aprendizado colaborativo de programação de computadores.

Autores

  • Luiz Paulo Franz UNIPAMPA
  • João Pablo Silva da Silva UNIPAMPA
  • Jean Felipe Patikowski Cheiran UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53541

Palavras-chave:

Coding Dojo, aprendizado colaborativo, resolução de problemas, programação.

Resumo

Ensinar e aprender programação de computadores são atividades desafiadoras dos cursos vinculados à informática. Devido às dificuldades enfrentadas por estudantes, evidenciadas por altos índices de repetência e evasão, novas estratégias são necessárias para facilitar seu aprendizado e potencializar suas habilidades. Esse trabalho apresenta resultados parciais de um projeto desenvolvido na UNIPAMPA que é voltado ao apoio à aprendizagem e ao exercício de programação. O projeto propõe uma abordagem baseada em aprendizado colaborativo e na resolução de problemas, utilizando Coding Dojos como fio condutor. Foi observada participação ativa dos alunos dos cursos de informática da instituição e, embora a experiência tenha sido positiva para a maioria dos estudantes, o fator de exposição revelou-se um complicador a ser endereçado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

PAULO FRANZ, L.; PABLO SILVA DA SILVA, J.; FELIPE PATIKOWSKI CHEIRAN, J. O uso de Coding Dojo no aprendizado colaborativo de programação de computadores. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53541. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53541. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Tecnologia na educação