MINERAÇÃO DE TEXTO NO APOIO DA ESCRITA ACADÊMICA

Autores

  • Eliseo Reategui Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS
  • Simone de Oliveira de Emer Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS
  • Jocimara de Lima Mauer Faculdade da Serra Gaúcha – FSG
  • André Gomes Faculdade da Serra Gaúcha – FSG
  • Leandro Leonel Dapper Faculdade da Serra Gaúcha – FSG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53537

Palavras-chave:

Produção Textual, Trabalho de Conclusão de Curso, Mineração de texto, Sobek

Resumo

Esta pesquisa trata de investigar como uma ferramenta de mineração de texto, capaz de identificar incoerências, poderá apoiar no ensino e na aprendizagem, no processo  de  construção  da  escrita  acadêmica  científica,  para  qualificar  a  produção textual dos trabalhos de conclusão de curso na Faculdade da Serra Gaúcha. Para isso, utilizou-se como fundamentação teórica as teorias de produção textual e mineração do texto. A aplicação dessa pesquisa está ocorrendo como uma investigação contínua semestral, pois faz parte de uma tese de doutorado. Este artigo foi elaborado para exemplificar o que e como se pretende contribuir para qualificar a produção textual, no entanto, ele apresenta apenas o primeiro semestre de pesquisa, assim como, a organização inicial dessa proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

REATEGUI, E.; DE OLIVEIRA DE EMER, S.; DE LIMA MAUER, J.; GOMES, A.; LEONEL DAPPER, L. MINERAÇÃO DE TEXTO NO APOIO DA ESCRITA ACADÊMICA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53537. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53537. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação