Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Revisão Integrativa de Teses de Doutorado no Contexto Brasileiro entre 2003 e 2012
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.53522Palavras-chave:
ambiente virtual de aprendizagem (AVA), revisão integrativa, tesesResumo
Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um software que inclui ferramentas para criação, tutoria e gestão das atividades em Educação a Distância (EaD). Este artigo apresenta uma análise das teses de doutorado relacionadas aos AVA, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O método da revisão integrativa orientou a coleta de 58 trabalhos. Levantou-se o número de teses produzidas pelas universidades entre 2003 e 2012, suas áreas temáticas, as palavras-chave utilizadas, os métodos de pesquisa empregados, os AVA utilizados como contexto ou objeto das teses e a aderência às categorias de ferramentas em plataformas educacionais pertinentes a cada um dos estudos. Observou-se que: (1) o método de pesquisa mais empregado nas teses foi o Estudo de Caso, (2) o AVA mais utilizado como contexto de estudo para as teses foi o Moodle e, (3) a maioria dos trabalhos teve como foco o papel do AVA na Coordenação, na Administração e na Comunicação e Interação. O estudo permitiu observar uma tendência de crescimento do número de teses sobre o tema e indicar sugestões para pesquisas futuras com foco na produção de alunos no AVA, na coordenação e comunicação dos AVA e na cooperação e administração dos AVA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).