Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Revisão Integrativa de Teses de Doutorado no Contexto Brasileiro entre 2003 e 2012

Autores

  • Paulo Cristiano de Oliveira CEETEPS-FATEC-ZL/EGC-UFSC
  • Marília Kamenschek Carneiro CEETEPS-FATEC-ZL
  • Shirlene Silva Lopes CEETEPS-FATEC-ZL
  • Marina Keiko Nakayama EGC-UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53522

Palavras-chave:

ambiente virtual de aprendizagem (AVA), revisão integrativa, teses

Resumo

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um software que inclui ferramentas  para  criação,  tutoria  e  gestão  das  atividades  em  Educação  a  Distância (EaD). Este artigo apresenta uma análise das teses de doutorado relacionadas aos AVA, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O método da revisão integrativa orientou a coleta de 58 trabalhos. Levantou-se o número de teses produzidas pelas  universidades   entre  2003  e  2012,  suas  áreas  temáticas,   as  palavras-chave utilizadas, os métodos de pesquisa empregados, os AVA utilizados como contexto ou objeto das teses e a aderência às categorias de ferramentas em plataformas educacionais pertinentes a cada um dos estudos. Observou-se que: (1) o método de pesquisa mais empregado nas teses foi o Estudo de Caso, (2) o AVA mais utilizado como contexto de estudo para as teses foi o Moodle e, (3) a maioria dos trabalhos teve como foco o papel do AVA na Coordenação, na Administração  e na Comunicação  e Interação.  O estudo permitiu observar uma tendência  de crescimento  do número de teses sobre o tema e indicar sugestões para pesquisas futuras com foco na produção de alunos no AVA, na coordenação e comunicação dos AVA e na cooperação e administração dos AVA.

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Publicado

2014-12-28

Como Citar

CRISTIANO DE OLIVEIRA, P.; KAMENSCHEK CARNEIRO, M.; SILVA LOPES, S.; KEIKO NAKAYAMA, M. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Revisão Integrativa de Teses de Doutorado no Contexto Brasileiro entre 2003 e 2012. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53522. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53522. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação