Potencialidades das mídias sociais e da gamificação na educação a distância

Autores

  • Katielen Bissolotti Pós-Design – UFSC
  • Hamilton Garcia Nogueira Pós-Design – UFSC
  • Alice Theresinha Cybis Pereira UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53511

Palavras-chave:

educação a distância, aprendizagem, mídias sociais, gamificação.

Resumo

A educação a distância (EaD) historicamente tem se apropriado de novas mídias e

tecnologias. Com a utilização de mídias sociais e games por estudantes de diversas faixas etárias essas tecnologias demonstram potencialidades para os processos de ensino e  aprendizagem,  especialmente  no  caso  da  EaD,  que  atualmente  acontece principalmente no meio online. É abordada nesse artigo a relação entre a educação a distância, a mídia e a tecnologia, refletindo sobre as oportunidades que as mídias sociais e a gamificação podem oferecer para potencializar os processos de ensino aprendizagem e engajar os alunos através do uso desses novos recursos tecnológicos. Baseando-se nas teorias de aprendizagem sócio-construtivismo e cognição situada, são apresentadas possibilidades de utilização das mídias sociais e de processos gamificados em ambientes virtuais de aprendizagem para a EaD.

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Publicado

2014-12-28

Como Citar

BISSOLOTTI, K.; GARCIA NOGUEIRA, H.; THERESINHA CYBIS PEREIRA, A. Potencialidades das mídias sociais e da gamificação na educação a distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53511. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53511. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Redes Sociais