COLMEIAS A Integração das Aprendizagens Móvel e Colaborativa para Potencializar a Aprendizagem Significativa

Autores

  • Silvana Letícia Pires Iahnke PPGEC/FURG, CINAT-Matemática/IFSul
  • Silvia Silva da Costa Botelho PPGEC/FURG
  • André Luis Andrejew Ferreira PPGECM/DME/UFPel

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53507

Palavras-chave:

aprendizagem móvel, aprendizagem colaborativa, aprendizagem significativa, redes sociais.

Resumo

Atualmente vive-se num mundo em que as tecnologias móveis passam cada vez mais a fazer parte do cotidiano das pessoas, presenciando-se uma realidade na qual as redes sociais na Internet permitem novas formas de "ser" social que impactam as práticas estabelecidas no ciberespaço. Nesse contexto identifica-se a ascensão de um novo paradigma educacional que possibilita integrar a mobilidade dessas tecnologias com a colaboração podendo proporcionar um processo de aprendizagem mais significativo. Nesse cenário procurando promover uma educação mais contextualizada com o momento atual, o presente artigo apresenta a proposta de uma estratégia didático- pedagógica,  denominada  como COLMEIAS  ,  que  almeja  facilitar  a  aprendizagem significativa através da colaboração nas redes sociais em contextos de mobilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

LETÍCIA PIRES IAHNKE, S.; SILVA DA COSTA BOTELHO, S.; LUIS ANDREJEW FERREIRA, A. COLMEIAS A Integração das Aprendizagens Móvel e Colaborativa para Potencializar a Aprendizagem Significativa. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53507. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53507. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Mobile learning