WebSQL: Uma ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem de SQL baseado na recomendação de objetos de aprendizagem e competências do aluno em SQL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.53461Resumo
Este trabalho apresenta um AVA chamado WebSQL, baseado na recomendação de Objetos de Aprendizagem (OA) focado na avaliação, onde o sistema recomenda a avaliação (questões) mais adequada para cada aluno com base nas competências do aluno em relação a linguagem SQL, como o objetivo de servir de suporte metodológico ao processo de ensino e aprendizagem de SQL, buscando tornar as aulas mais dinâmicas com a criação de um ambiente mais atraente e envolvente, onde o aluno possa sentir- se motivado e encorajado a aprofundar-se nos conteúdos ministrados em sala de aula ou em laboratórios, através da realização de exercícios, atividades em grupo e avaliações, obtendo feedback automático das soluções propostas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-28
Como Citar
PAULO MARQUES RAIOL, E.; DA PENHA NATAL, I.; LUIZ FAVERO, E. WebSQL: Uma ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem de SQL baseado na recomendação de objetos de aprendizagem e competências do aluno em SQL. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53461. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53461. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Objetos de aprendizagem
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).