Recursos Educacionais Abertos: Aspectos de desenvolvimento no cenário brasileiro

Maurício Massaru Arimoto, Leonor Barroca, Ellen Francine Barbosa

Resumo


Recursos Educacionais Abertos (REAs) têm emergido como um importante elemento da educação na sociedade contemporânea, possibilitando novas perspectivas de construção e partilha de conhecimento que transcendem as restrições impostas pela educação tradicional. Embora REAs possam trazer diversos benefícios e impacto sobre a educação, sua adoção ainda é limitada. No Brasil, em especial, há falta de evidências sobre a produção e o uso efetivo de REAs na educação, seja na modalidade presencial, híbrida ou a distância. Neste trabalho, uma pesquisa baseada em survey é conduzida com o objetivo de determinar “como” é o processo de desenvolvimento de REAs e evidenciar as principais barreiras e lacunas associadas, bem como fatores que possam ampliar a produção e a oferta de REAs no cenário brasileiro. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de um esforço coletivo (governo, instituições de ensino, pesquisadores, educadores e aprendizes) para prover a fundamentação e os mecanismos adequados à produção, uso e compartilhamento de REAs, ajudando a promover a ideia de amplo acesso e participação de todos os cidadãos na educação.

Palavras-chave


Recursos Educacionais Abertos, REAs, Survey

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.53458

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