VIEWERS PARA AMBIENTES VIRTUAIS IMERSIVOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA TEÓRICO-PRÁTICA

Autores

  • Felipe Becker Nunes PPGI, UFSM
  • Gleizer Bierhalz Voss PPGI, UFSM
  • Fabrício Herpich PPGI, UFSM
  • Andreia Rosangela Kessler Mühlbeier PPGI, UFSM
  • Camila Cerezer Possobom PPGI, UFSM
  • Roseclea Duarte Medina PPGI, UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41711

Palavras-chave:

viewers, mundos virtuais, ambiente imersivos

Resumo

Com a evolução tecnológica surgiram novas alternativas que auxiliam no complemento das atividades realizadas no âmbito educacional, tais como os mundos virtuais. Para que estes ambientes imersivos possam ser visualizados pelos usuários, é necessário o uso de um software denominado viewer. Este artigo apresenta uma análise qualitativa sobre os viewers disponíveis para serem utilizados como suporte aos mundos virtuais, em que são demonstradas suas características, vantagens e desvantagens, além da análise do consumo médio de processamento. Esta pesquisa visa desta forma auxiliar os usuários a selecionarem a aplicação mais adequada as suas necessidades, baseando-se nos dados fornecidos por este estudo.

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Publicado

2013-07-30

Como Citar

NUNES, F. B.; VOSS, G. B.; HERPICH, F.; MÜHLBEIER, A. R. K.; POSSOBOM, C. C.; MEDINA, R. D. VIEWERS PARA AMBIENTES VIRTUAIS IMERSIVOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA TEÓRICO-PRÁTICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41711. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41711. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos