O Provimento de Feedback Explanatório em um Objeto de Aprendizagem Multimodal

Autores

  • Ygor Corrêa PGIE / UFRGS
  • Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais PGIE / UFRGS
  • Flávia Pereira da Silva PGIE / UFRGS
  • Maria Cristina Biazus PGIE / UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41700

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem. Objeto de Aprendizagem Multimodal. Feedback Explanatório.

Resumo

presente artigo descreve o uso de um Objeto de Aprendizagem Multimodal (OAM) sob a ótica de Gagné (2005), como possibilidade de estímulo à aprendizagem e ao aprimoramento do desempenho de aprendizes na aplicação de novos conhecimentos. Para tanto, baseia-se na Teoria de Projeto Instrucional para elencar diretrizes a fim de que o aprendiz se torne um “produtor de sentido”, conforme Moreno e Mayer (2007). O estudo foi realizado com aprendizes do 1º ano do ensino técnico integrado em Informática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá, na disciplina de Linguagem de Programação I, sobre erros de compilação em linguagem C, causados por termos específicos em língua inglesa. Os resultados obtidos, a partir da implementação do OAM, sugerem que o seu uso foi eficaz no esclarecimento das tarefas que lhes causavam dificuldades na interpretação de tais termos. A utilização do provimento de Feedback Explanatório (FE), inserido nas questões avaliativas do OAM, remeteu o processo de aprendizagem a resultados consideráveis, na medida em que com o provimento de Feedback Corretivo (FC) notou-se a recorrência de tais dificuldades. Os resultados obtidos evidenciam a construção de conhecimento via FE em um OAM como andaimento (VYGOSKTY, 1998) do processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

CORRÊA, Y.; MENEGAIS, D. A. F. N.; SILVA, F. P. da; BIAZUS, M. C. O Provimento de Feedback Explanatório em um Objeto de Aprendizagem Multimodal. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41700. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41700. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos