Uma Abordagem Metodológica voltada para o Ensino-Aprendizagem de Algoritmos

Autores

  • Marcelo Batista de Souza Universidade Federal de Roraima
  • João Luis Gomes Moreira Universidade Federal de Roraima
  • Felipe Leite Lobo Universidade Federal de Roraima
  • Márcio Aurélio dos Santos Alencar Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41694

Palavras-chave:

dificuldades de aprendizagem, sistemas de numeração, algoritmos.

Resumo

Dificuldade na aprendizagem de algoritmos é uma realidade enfrentada por estudantes de graduação da área de ciências exatas. O presente artigo investiga as causas do problema, descrevendo uma experiência que integrou ábaco, operações básicas da matemática e sistemas de numeração com o objetivo de explorar o raciocínio lógico dos estudantes e prepará-los para o estudo dos algoritmos. Foram utilizados na implementação Visualg e Free Pascal para verificar a influência do idioma do software na aprendizagem. O ambiente Moodle apoiou as discussões sobre o tema e os resultados da pesquisa apontaram avanços no desenvolvimento de algoritmos e programas de computador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

SOUZA, M. B. de; MOREIRA, J. L. G.; LOBO, F. L.; ALENCAR, M. A. dos S. Uma Abordagem Metodológica voltada para o Ensino-Aprendizagem de Algoritmos. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41694. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41694. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos