Torre de Hanói virtual e a construção do conceito de Função Exponencial no Ensino Médio

Autores

  • Adriana Breda PPGEDUCEM/PUCRS
  • Viviane Beatriz Hummes PPGEMAT/UFRGS –
  • Valderez Marina do Rosário Lima PPGEDUCEM/PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41693

Palavras-chave:

função exponencial, jogo, linguagem, conceitos.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o processo de aprendizagem do conceito de Função Exponencial no Ensino Médio, a partir da utilização do jogo Torre de Hanói virtual, através do uso de laptops educacionais. Os dados foram coletados por meio de um questionário inicial, para identificação das ideias prévias dos estudantes e por meio de registros em um diário de campo. Em seguida, os dados foram analisados conforme a metodologia Análise Textual Discursiva, de Moraes & Galiazzi (2007). A partir da análise, emergiram duas unidades de significado: a primeira indica que a ideia inicial apresentada pelos alunos em relação à Função Exponencial está associada a uma caracterização da linguagem ligada à Função Quadrática, ao passo que a segunda aponta uma transformação da linguagem natural do entendimento da Função Exponencial para a linguagem formal, isto é, a formalização escolarizada do conceito de Função Exponencial.

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Publicado

2013-07-30

Como Citar

BREDA, A.; HUMMES, V. B.; LIMA, V. M. do R. Torre de Hanói virtual e a construção do conceito de Função Exponencial no Ensino Médio. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41693. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41693. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos