O Laptop Educacional na Escola: uma reflexão sobre inclusão digital

Autores

  • Cristina Maria Pescador PGIE /UFRGS
  • Jeronimo Becker Flores PGEDU/UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41690

Palavras-chave:

educação, tecnologias digitais, inclusão digital.

Resumo

Este trabalho consiste em uma reflexão teórica, abordando questões sobre a Educação no contexto das tecnologias digitais e da inclusão digital. Parte-se de um pressuposto teórico que vincula a inclusão digital ao exercício da cidadania no contexto digital, argumentando-se que a promoção desse tipo de ação necessita ultrapassar o âmbito do acesso à tecnologia digital, em busca do desenvolvimento de uma concepção de uso caracterizada pela criticidade, pela reflexão e pelo redimensionamento das práticas frente às realidades da cultura digital. As reflexões tomam por base dois modelos de ações que visam a incluir a escola na cultura digital: o modelo um computador para muitos e o modelo um computador para um (1:1). Em consonância com a base teórica considerada, ponderamos que o segundo modelo referido, presente no programa “Um Computador por Aluno” (UCA), tende a representar maiores possibilidades de inclusão digital. Sustentamos esse argumento postulando que o UCA ultrapassa a disponibilização da tecnologia digital, abarcando a esfera da promoção de concepções críticas e reflexivas de uso, por intermédio da formação de professores e gestores envolvidos.

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Publicado

2013-07-30

Como Citar

PESCADOR, C. M.; FLORES, J. B. O Laptop Educacional na Escola: uma reflexão sobre inclusão digital. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41690. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41690. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos