SMALL TALKS COMO ESTRATÉGIAS PARA CONVERSAÇÃO TUTORIAL EM UM ASSISTENTE DE CONHECIMENTO

Autores

  • Luciano Frontino de Medeiros Grupo de Pesquisa em Educação e Novas Tecnologias (GPENT) Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Alvino Moser Grupo de Pesquisa em Educação e Novas Tecnologias (GPENT) Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Neri dos Santos Grupo de Pesquisa em Educação e Novas Tecnologias (GPENT) Centro Universitário Internacional UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41687

Palavras-chave:

assistentes de conhecimento, conversação tutorial, small talks, agentes pedagógicos, tutoriais inteligentes.

Resumo

Este artigo descreve um agente pedagógico para conversação tutorial em processos de ensino e aprendizagem a distância, com capacidade de enunciar small talks (pequenas falas) para melhorar a interatividade. A conversação tutorial que se mantém como linha mestra na comunicação com o aprendiz refere-se à apresentação de conceitos sobre o conteúdo a ser estudado de maneira formal. As estruturas de small talks são inseridas na conversação tutorial pelo agente, concebido como um Assistente de Conhecimento, para suavizar a comunicação e tornar mais informal, conferindo ainda um comportamento mais “preocupado” por parte do agente. São sugeridos 12 (doze) segmentos de small talks em fases tais como abertura e fechamento da conversação, manutenção de ritmo e controle para a gestão do aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

MEDEIROS, L. F. de; MOSER, A.; SANTOS, N. dos. SMALL TALKS COMO ESTRATÉGIAS PARA CONVERSAÇÃO TUTORIAL EM UM ASSISTENTE DE CONHECIMENTO. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41687. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41687. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos