O Uso do Software Livre e a Construção da Aprendizagem Colaborativa: Limites e Possibilidades do Programa Um Computador Por Aluno.

Autores

  • Rafaela da Silva Melo UFRGS
  • Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41686

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Software Livre, Programas Governamentais.

Resumo

O objetivo geral desse trabalho é analisar o benefício do uso do software livre para o desenvolvimento da aprendizagem e da colaboratividade em rede no contexto do Programa UCA – Um Computador Por Aluno. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede pública de ensino (federal e estadual) participantes do projeto em dois estados do Brasil. A metodologia foi orientada pelo princípio da pesquisa-ação crítica (Kincheloe, 1997), utilizado para investigar as transformações no contexto da escola com o uso das tecnologias. Participamos de atividades com o uso do software livre, fornecendo suporte aos professores e alunos e analisamos os softwares livres utilizados. Conclui-se que a utilização do Software Livre tem criado no interior das escolas pesquisadas uma “cultura digital” e tem possibilitado a aprendizagem, o trabalho cooperativo, colaborativo, a interculturalidade, a criatividade e a autoria entre estudantes e professores na construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

MELO, R. da S.; CARVALHO, A. B. G. P. de. O Uso do Software Livre e a Construção da Aprendizagem Colaborativa: Limites e Possibilidades do Programa Um Computador Por Aluno. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41686. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41686. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos