Uma abordagem semiótica Aplicada a Objetos Hipermídia Educacionais no SBTVD.

Autores

  • Eráclito de Souza Argolo PPGIE/UFRGS
  • Carlos de Salles Soares Neto DEINF/UFMA
  • José Valdeni de Lima PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41654

Palavras-chave:

Semiótica, hipermídia, educação, SBTVD.

Resumo

Com o surgimento do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre – SBTVD-T
– um deslocamento no eixo paradigmático dos modelos de produção de conteúdos educativos em teledifusão tornou-se possível. De um modelo unidirecional de difusão da programação televisiva educacional nativa da TV analógica, cuja abordagem pedagógica é behaviorista, evoluimos para uma concepção hipermidiática interativa, onde uma abordagem pedagógica conexionista ganha corpo através do t-learning. Este trabalho tem como objetivo discutir o perfil semiótico na construção de soluções hipermidiáticas educativas na plataforma do Sistema Brasileiro de TV Digital, buscando uma identificação dos aspectos convergentes entre educação, novas tecnologias e comunicação social na produção de conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

ARGOLO, E. de S.; NETO, C. de S. S.; LIMA, J. V. de. Uma abordagem semiótica Aplicada a Objetos Hipermídia Educacionais no SBTVD. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41654. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41654. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos