Avaliação do uso no ensino da saúde de objeto virtual de aprendizagem

Autores

  • Cristine Maria Warmling Programa de Pós-graduação Ensino na Saúde/UFRGS
  • Martina Amália dos Reis Faculdade de Odontologia/UFRGS
  • Bárbara Farinon Cesa Faculdade de Odontologia/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41649

Palavras-chave:

hipertexto, objeto de aprendizagem, educação à distância, saúde bucal.

Resumo

A produção de novas práticas cuidadoras em saúde bucal exige o agenciamento de novos saberes e métodos no campo da educação. As novas tecnologias informacionais assumem um papel importante nesse sentido. O objeto virtual de aprendizagem Hipertexto sobre práticas de saúde bucal foi desenvolvido para apoiar as atividades desenvolvidas no curso de odontologia da UFRGS. O hipertexto apresenta histórias de saúde e doença comunitárias, individuais e familiares permitindo diferentes abordagens dos alunos na constituição de projetos terapêuticos. O objetivo principal do artigo é descrever e avaliar as concepções de alunos a respeito do uso do objeto virtual de aprendizagem. Elaborou-se um instrumento de pesquisa estruturado e escrito, composto por questões abertas e fechadas abordando categorias do hipertexto que interessavam avaliar: interface, conteúdos curriculares, integração ao estágio e sobre as próprias histórias apresentadas pelo hipertexto. Tanto as respostas abertas como as fechadas demonstraram avaliação positiva dos alunos para o uso da linguagem hipertextual no objeto virtual de aprendizagem.

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Publicado

2013-07-30

Como Citar

WARMLING, C. M.; REIS, M. A. dos; CESA, B. F. Avaliação do uso no ensino da saúde de objeto virtual de aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41649. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41649. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos