GEOMETRIA FRACTAL E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS: ANÁLISE DE UM SIMULADOR DE FRACTAIS

Autores

  • Claudia Márcia Ribeiro de Azeredo IF Fluminense Campus Campos-Centro
  • Michelle Dinelli de Souza IF Fluminense Campus Campos-Centro
  • Silvia Cristina Freitas Batista IF Fluminense Campus Campos-Centro
  • Gilmara Teixeira Barcelos IF Fluminense Campus Campos-Centro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41644

Palavras-chave:

objeto de aprendizagem, simulador de fractais, geometria fractal, progressões geométricas

Resumo

Investigações geométricas podem contribuir para a aprendizagem de Matemática, ao
favorecer visualizações e formulação de hipóteses. Assim, esse artigo visa analisar um objeto de aprendizagem (OA), o simulador de fractais “Progressões Geométricas em Fractais”, como instrumento mediador da aprendizagem. Para tanto, o referido OA foi avaliado por alunos de uma licenciatura em Matemática e experimentado em um estudo de caso no Ensino Médio. Neste artigo, inicialmente, aborda-se a geometria fractal e o relacionamento da mesma com as progressões geométricas. A seguir, o OA em questão é caracterizado e, então, são descritos os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa. Finalizando, são analisados os dados obtidos. Os mesmos evidenciaram que o OA foi considerado adequado em relação aos critérios de avaliação considerados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

AZEREDO, C. M. R. de; SOUZA, M. D. de; BATISTA, S. C. F.; BARCELOS, G. T. GEOMETRIA FRACTAL E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS: ANÁLISE DE UM SIMULADOR DE FRACTAIS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41644. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41644. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos