Educação (a distância) desterritorializada: uma proposta para a formação de docentes online

Autores

  • Elmara Pereira de Souza Universidade Federal da Bahia
  • Eduardo David de Oliveira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41631

Palavras-chave:

Educação (a distância) desterritorializada. Formação de docentes online. Ambiente virtual de aprendizagem.

Resumo

Esse artigo apresenta a proposta da educação (a distância) desterritorializada, compreendida como a educação que resiste às políticas públicas impostas, que aproveita as brechas para produzir singularidades, que resiste aos fluxos instituídos da educação a distância oficial. Os fundamentos da investigação encontram-se nos pressupostos teóricos de Gilles Deleuze e Felix Guattari, em especial nos conceitos de agenciamento, comunicação transversal e desterritorialização. A formação de docentes online em ambiente virtual de aprendizagem, na perspectiva da educação (a distância) desterritorializada, deve ser pensada como um processo próprio da cibercultura, vinculada à ética do coletivo, do acontecimento, da comunicação transversal, do agenciamento do desejo e da singularização.

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Publicado

2013-07-30

Como Citar

SOUZA, E. P. de; OLIVEIRA, E. D. de. Educação (a distância) desterritorializada: uma proposta para a formação de docentes online. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41631. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41631. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos