A elaboração de material didático em ambientes virtuais de ensino- aprendizagem: o desafio da transposição didática

Autores

  • Cláudia Smaniotto Barin UFSM
  • Giséli Duarte Bastos UFSM
  • Débora Marshall UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41628

Palavras-chave:

transposição didática, recursos educacionais, fluência pedagógica, fluência tecnológica.

Resumo

estudantes dos cursos de licenciatura em química, física e geografia, problematizada na disciplina complementar de graduação: Ciências Naturais e Exatas mediada por tecnologias educacionais em rede. Metodologicamente desenvolveu-se pesquisa-ação participativa durante elaboração, implementação, análise e replanejamento das atividades de criação de recursos educacionais em ambientes virtuais de ensino- aprendizagem. Como resultado destaca-se a aquisição da fluência necessária para a transposição didática dos saberes na criação de recursos educacionais e atividades de estudo. Os resultados observados apontam que o sucesso da produção dos recursos educacionais requer o desenvolvimento da autonomia, assim como a fluência não só tecnológica como pedagógica para transpor o saber sábio no saber a ser ensinado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

BARIN, C. S.; BASTOS, G. D.; MARSHALL, D. A elaboração de material didático em ambientes virtuais de ensino- aprendizagem: o desafio da transposição didática. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41628. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41628. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos