Produção de infográficos na Educação de Jovens eAdultos: um estudo do letramento multissemiótico a partir de mídias 2.0

Autores

  • Valéria Machado da Costa – UFRGS –
  • Clevi Elena Rapkiewicz – UFRGS –
  • Liliana Maria Passerino – UFRGS –
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco – UFRGS –

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41627

Palavras-chave:

letramento multissemiótico, infográfico, web 2.0

Resumo

A disponibilidade de informação em diferentes mídias e formatos provoca a necessidade de ajustes nos processos de letramento. À escola, como principal agência de letramento dos alunos, cabe ofertar a estes experiências que os levem a desenvolver habilidades e competências para leitura e escrita de textos multimodais. Neste sentido, foi desenvolvido um projeto junto a uma turma de Educação de Jovens e Adultos, de um Colégio de Aplicação, no segundo semestre de 2012. O projeto visava ao letramento multimodal destes alunos por meio da produção de infográficos utilizando, como recurso, o Prezi. A análise do material produzido mostrou que mídias 2.0 como Prezi são adequadas para este tipo de trabalho pois foram encontradas evidências de letramento multimodal nos alunos participantes do estudos. A pesquisa também mostrou que o domínio de um gênero multimodal, assim como um gênero textual, demanda tempo e atividades contínuas por parte dos professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

COSTA, V. M. da; RAPKIEWICZ, C. E.; PASSERINO, L. M.; TAROUCO, L. M. R. Produção de infográficos na Educação de Jovens eAdultos: um estudo do letramento multissemiótico a partir de mídias 2.0. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41627. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41627. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos