Em direção a uma aprendizagemmais lúdica, significativa e participativa: experiências com o uso de jogos educacionais, tecnologias móveis e comunidade virtual com sujeitos em tratamento oncológico

Autores

  • Débora Nice Ferrari Barbosa Universidade Feevale
  • Patrícia Brandalise Scherer Bassani Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41622

Palavras-chave:

aprendizagem com mobilidade, jogos educacionais, comunidade virtual de aprendizagem

Resumo

Os jogos educacionais e as tecnologias móveis, aliadas as comunidades virtuais de aprendizagem, potencializam a aprendizagem móvel e conectada. A partir de uma parceria com uma associação que atende sujeitos em tratamento oncológico, percebemos as dificuldades que os sujeitos enfrentam em acompanhar os conteúdos escolares durante os períodos de hospitalização ou de baixa imunidade. Neste período, em que é necessário o afastamento da escola, são realizadas atividades de reforço escolar e de informática básica oferecidas pela associação. Desta forma, este artigo apresenta as experiências iniciais com o uso de jogos e as tecnologias móveis, articuladas à uma comunidade virtual de aprendizagem, no reforço aos conteúdos do currículo escolar e de temas relacionados a informática básica com crianças e adolescentes em tratamento oncológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

BARBOSA, D. N. F.; BASSANI, P. B. S. Em direção a uma aprendizagemmais lúdica, significativa e participativa: experiências com o uso de jogos educacionais, tecnologias móveis e comunidade virtual com sujeitos em tratamento oncológico. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41622. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41622. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos